#Segurança: Nova pegadinha no whatsapp. Adicionar um link após o outro. Tome Cuidado!

Basta que a mídia especializada consiga informar os usuários de um único risco relativamente antigo da internet e dos fake news para que a massa proliferadora de maldades e mentiras se reinvente e aprimore mais uma vez os seus métodos.

A grande sacada agora é adicionar um link confiável – e curto – antes de um link malicioso para que toda a farsa aconteça.

Veja no exemplo abaixo.

Novo método para enganar as pessoas no whatsapp passando links maliciosos junto de links confiáveis.

A técnica é bastante simples, ,porém muito criativa. Perceba.


  • Adicione um link confiável porém curto antes do link malicioso, desta forma o Whatsapp vai trazer as informações “Sociais” do link que vier primeiro, no caso, o link confiável;
  • Adicione uma legenda chamativa, recheada de gatilhos mentais;
  • Adicione o link malicioso e longo em seguida, ocupando de duas a três linhas para que este seja acionado.

Como na maioria das vezes nós confiamos no descritivo “amigável” que o Whatsapp exibe quando recebemos o link e por ser muito mais “confortável” clica no meio do link, este recurso funcionará na maioria das vezes.

Se você não percebeu, olhe novamente para o link (texto em azul). Perceba que ambos começam com https://, sendo https://g1.globo.com e o outro https://encrypted-tbn3.gstatic(…). Nem todos os olhos estão treinados para identificar este HTTPS:// que é o indicador de um início de um link para websites convencionais.

No caso em exemplo tratava-se de uma brincadeira com os palmeirenses de um grupo que participo mas a tática é muito boa e provavelmente aparecerá em breve com links maliciosos. Tome cuidado.

Deixe seu comentário