5 motivos para você fazer uma especialização em TI

Aprender é a única coisa que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende.

Leonardo da Vinci

Em um universo de autodidatas e certificações internacionais, fazer uma especialização pode ser um contrassenso ou ainda um desperdício de tempo e dinheiro, no entanto, equivocada é a decisão de evitar uma oportunidade de aprender e por esta razão gostaria de apresentar cinco motivos pelo qual você deve sim fazer uma especialização em TI.

Primeiro: O Título

A titulação é importante e só por este motivo você já deveria se convencer a fazer uma especialização.

Você pode ter lido por aí que o Facebook, IBM, Google e etc. estão deixando de exigir titulação em suas análises de currículo. Ok, você está certo neste ponto! Mas a notícia que você leu não diz que tais empresas estão excluindo aqueles que possuem títulos, tampouco diz que estes não serão vistos como diferenciados. O fato é que mesmo em empresas com este perfil de seleção, um critério de desempate importantíssimo refere-se a formação e titulação.

Além disso, especializações adicionam ponto à sua nota final em concursos públicos. Neste caso, além da nota adquirida por você na realização da prova, soma-se ao seu grau final pontos por conta dos seus títulos.

Segundo: Conceitos

Uma característica muito comum dos profissionais de tecnologia, seja do desenvolvimento ou infraestrutura é a valorização da aprendizagem empírica, da prática e da experiência, talvez por este motivo existam tantos canais e blogs dedicados à tutoriais para profissionais de tecnologia e simpatizantes.

O fato é que estes tutoriais, blogs e manuais online não dedicam espaço para demonstrações ou descrições dos conceitos que poderão ser úteis para a compreensão total do universo em questão.

Além disso, a compreensão plena de um conceito pode ser aproveitado, abstraído e/ou generalizado, levando o processo de aprendizado, descoberta e resolução de problemas à um patamar ainda mais íntimo, podendo inclusive servir para outros temas ou pelo menos ser um ponto de partida para novas jornadas de aprendizagem.

Terceiro: Networking

Somos seres gregários em essência, isso significa que optamos por viver em bando, em grupos organizados, assim, formamos famílias, cidades, clubes, times, equipes, etc.

No ambiente profissional isso conta muito. Na verdade isso faz toda diferença e ter um ambiente organizado que propicie a formação saudável de uma rede de relacionamentos é sem dúvida um diferencial competitivo sem precedentes para a sua carreira.

Não é por acaso que inúmeros profissionais em cargos de diretoria, gestão ou ainda empreendedores optam por fazer uma nova especialização depois de já ter uma carreira profissional sólida. A busca deste profissionais é pela atualização da sua rede de relacionamentos, a oxigenação de seus contatos e talvez quem sabe a eliminação de alguns vícios adquiridos ao longo do tempo.

Diferente da graduação que algumas pessoas fazem simplesmente para cumprir requisitos sociais, em um ambiente de especialização as pessoas optam por estar ali, dedicam parte valiosa do seu tempo para estar naquele ambiente, pois estão em busca de algo maior, que vale o esforço. Fazer relacionamentos nestes casos pode ser um diferencial grandioso para a sua carreira.

Quarto: Visão de Negócios

Outra característica dos profissionais de tecnologia é a sua facilidade em compreender processos e eventos, abstraí-los e criar para eles uma solução que atenda todo o contexto, de forma abrangente, não somente para um fato isolado. É por este motivo que muitos profissionais de formação em tecnologia se destacam em outras áreas de negócio quando assim optam por fazer.

Infelizmente em alguns casos, estamos tão ocupados com a tecnologia que esquecemos de olhar os processos e as pessoas e por este motivo as demais áreas do negócio podem ver na TI um repositório de ferramentas, máquinas e software quando na verdade teríamos potencial para ajudar com questões muito mais intelectuais e valiosas que um mero pacote de software para escritório.

Ao procurar por uma especialização, o profissional de tecnologia pode se deparar com situações expostas em aula – pelo professor ou pelos colegas – que se assemelham ao seu cotidiano ou, melhor ainda, trazem à luz uma questão que também lhe toca mas que nunca havia sido observada antes, gerando uma oportunidade rara de antecipação e aproveitamento.

Quinto: Foco e Carreira

Quando escolhemos um curso de pós graduação, estamos na verdade buscando um curso de “especialização”. Isso quer dizer dar um sentido à carreira, apontar para uma direção, buscar um conhecimento “especial” acerca de um conjunto ordenado de temas.

Foco na carreira não significa abrir mão de outras oportunidades, significa ter uma linha de raciocínio, uma dedicação à algo com potencial que pode sim ser o seu sentido profissional daquele momento em diante, mas pode também trazer uma carga diferente de conhecimentos para um novo empreendimento profissional.

Veja o seu ambiente de trabalho, tudo tem um nome, uma organização e conosco não é diferente. Precisamos nos organizar, alinhar e estipular. Por este motivo buscar uma especialização significa dar um norte até para que as pessoas possam saber o que esperar de você quando te procurarem.

Bônus: Vivência Acadêmica

Fazer uma pós graduação te dará a oportunidade de ingressar na função de professor universitário. Além de ser uma profissão muito interessante por te manter atualizado e em constante relacionamento com inovações e desafios, permite que você inspire e dê sentido à jornada de jovens talentos.

Além disso, é possível conciliar uma jornada profissional no mercado de trabalho com a jornada da academia, de maneira que todas as partes saem ganhando já que você levará a experiência de uma para a outra tornando ainda mais rica a experiência em ambos os lados.

Conclusão

Buscar uma certificação internacional trará um grande diferencial para o seu currículo e quanto à isso não tenha dúvidas. Estudar sozinho e buscar apoio na comunidade também é uma característica rara e que dever ser cultivada com toda certeza. Mas nada disso te impede de buscar também uma fonte de conhecimento formal, organizada e valorizada pelo mercado de trabalho como é a pós graduação.

A especialização é uma oportunidade, te provocará novas reflexões, te colocará em contato com novas oportunidades, tornará mais abrangente a sua visão do mundo profissional e te apresentará pessoas que poderão fazer a diferença para toda a sua vida. Aproveite.

Deixe seu comentário